Valor acrescentado

Potencial humano

Alinhamento Estratégico

Inovação

Aprendizagem

Motivação

Competências-chave

Formação experiencial

B-Training Consulting

Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT

quinta-feira, Agosto 17, 2017

Quem somosFormação Pedagógica Inicial para Formadores

Pesquisa Pesquisa

A carregar

 

Faça já a sua inscrição!

Mais informações Mais informações

Veja a nossa Oferta Formativa

Subscreva a nossa Newsletter

Contactos B-Training


Nós telefonamos para si








    CAPTCHA code image
    Change the code

    *Campos de preenchimento obrigatório

        

    Ver testemunhos

     

    Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

    Cada grupo de formação será composto, por um número mínimo de 8 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 15 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).

    De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória, em função do ano de nascimento do titular dessas habilitações.

    Voltar ao topo da página

     

    No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
    Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
    • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
    • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.
    Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
    • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
    • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
    • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
    • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
    • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
    • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
    • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
    Refletir sobre os sistemas de formação:
    • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional. 

     

    Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
     
    MÓDULOS
    DURAÇÃO
     I - Formador, Contextos e Perfil
    10 H
     II - Simulação Pedagógica Inicial
    10 H
     III - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
    10 H
     IV - Metodologias e Estratégias Pedagógicas
    10 H
     V - Operacionalização da Formação 
    10 H
     VI - Recursos Didáticos e Multimédia
    10 H
     VII - Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
    10 H
     VIII - Avaliação da Formação e das Aprendizagens
    10 H
     IX - Simulação Pedagógica Final
    10 H
     TOTAL
    90 H
     
    Módulo I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil 
    ·         Formador: Contextos de Intervenção (6h);
    ·         Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h).
     
    Módulo II – Simulação Pedagógica Inicial
    ·         Preparação e Concretização das Simulações (4h);
    .         Análise e Projeto de Melhoria (6h).
     
    Módulo III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
    ·         Comunicação e Comportamento Relacional (6h);
    .         Diversidade no Contexto de Formação (4h).  
     
    Módulo IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
    ·         Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h);
    ·         Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h).
     
    Módulo V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
    ·         Competências e Objetivos Operacionais (4h);
    ·         Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem (6h).
     
    Módulo VI – Recursos Didáticos e Multimédia
    ·         Exploração de Recursos Didáticos (4h);
    ·         Construção de Apresentações Multimédia (6h).
     
    Módulo VII – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
    ·         Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h);
    ·         Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h).

    Módulo VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens
    ·         Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h);
    ·         Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h).
     
    Módulo IX – Simulação Pedagógica Final
    ·         Preparação e Concretização das Simulações  (4h);
    ·         Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h). 

     

    Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

    Voltar ao topo da página

     

    Duração: 90 horas

    Local: Training Center da B-Training, Consulting – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 LisboaVoltar ao topo da página

     

    Avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

    Avaliação Diagnóstica:10%
    - Simulação Pedagógica Inicial

    Avaliação Sumativa:
    - Objetivos Pedagógicos: 30%
    Questionários online
    Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões presenciais
    Exercícios individuais

    - Competências Pedagógicas: 30%
    Simulação pedagógica Final

    Projeto Final – 30%

    Projeto de Intervenção Pedagógica

     

    Dada a importância do módulo da Simulação Pedagógica Final, para o desempenho futuro do formando como formador, a B-Training, Consulting define que para obter a aprovação final no curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, os formandos têm de ter como classificação mínima neste módulo “2 – Aproveitamento Satisfatório”.

    É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 1 a 5 com a seguinte correspondência em termos qualitativos: Nível 1 – Aproveitamento Insuficiente; Nível 2 – Aproveitamento Satisfatório; Nível 3 – Aproveitamento Bom; Nível 4 – Aproveitamento Relevante; Nível 5 – Aproveitamento Excelente.

    Desta feita, a aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

    • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso - apto - quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.
    • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso - não apto - quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 1, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Insuficiente”; ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso..

    Voltar ao topo da página

     

     

    • Manuais, exercícios pedagógicos, cartolinas, marcadores, entre outros;
    • Todas as ações de formação promovidas terão em sala no mínimo um computador portátil, um videoprojetor e um quadro branco com as respetivas canetas. 

    Voltar ao topo da página

     

    Critérios de seleção dos espaços de formação:
    • Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento;
    • Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários;
    • Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e dos formandos;
    • Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de dinâmicas de grupo e da disposição das mesas em “U”, no sentido da facilitação da comunicação;
    • Espaço apoiado por áreas de convívio, cafetaria e restauração;
    • Local de fácil acesso;
    • Espaço cuja limpeza é assegurada diariamente.

    Voltar ao topo da página

    Text/HTML

    Sob consulta

    Aplicação de desconto para desempregados (mediante apresentação da cópia da inscrição no IEFP)

     

    Valor isento de IVA: n.º 10 do CIVA

    Possibilidade de pagamento faseado

    Voltar ao topo da página

    Testemunhos de alguns clientes

    B-Training“Foi uma experiência muito gratificante haver passado por esta formação. O convívio tanto com os colegas quanto com os formadores será motivo de boas recordações, aprendizado e boas histórias! Obrigada a toda a equipa da B-Training e até breve!”


    Helena Villagra
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 349
    15 de Março de 2017


    B-Training“Preocupação sublime com os formandos foi algo que me chamou a atenção. Na B-Training há uma equipa motivada e profissional para que o formando retire o melhor do Curso que está a fazer.”


    Tânia Jesus
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 349
    15 de Março de 2017


    B-Training“O empenhamento de toda a equipa da B-Training, o constante acompanhamento dos formadores, a motivação e assertividade transmitidas, foi a chave para ter concluído o Curso e ter mais confiança para o futuro.”


    Paula Silva
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 349
    15 de Março de 2017


    B-Training“Foi uma excelente experiência. A vossa escola de formação foi-me recomendada por uma antiga cliente e cumpriu todas as informações positivas que tinha recebido.”


    Isis Antunes
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 349
    15 de Março de 2017


    B-Training“A B-Training é uma empresa que demonstra muito profissionalismo, qualidade e eficácia.”


    Joana Pinto
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 349
    15 de Março de 2017


    B-Training“Foi um enorme prazer participar neste Curso, onde tanto evoluí do ponto de vista da formação, como do ponto de vista de conhecer e pensar em realidades tão díspares da minha. A B-Training está de parabéns por me/nos ter proporcionado uma abordagem prática e inovadora do que deve ser/saber/fazer um formador. Irei certamente referenciar a B-Training pela sua excelência formativa.”


    Ana Rito
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 349
    15 de Março de 2017


    B-Training“Recomendo este Curso e esta empresa de formação, proporcionou-me uma óptima experiência pessoal, social e profissional.”


    Margarida Grave
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 349
    15 de Março de 2017


    B-Training“Muito satisfeita com o conhecimento adquirido no Curso de Formação de Formadores da B-Training. Senti qualidade a todos os níveis.”


    Tânia Caria
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 349
    15 de Março de 2017


    B-Training“Recomendo este curso a todos que queiram enveredar por esta área. Equipa e instalações excelentes!"


    Iolanda Alves
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL344
    08 de fevereiro de 2017


    B-Training“Uma equipa excelente, numa formação excelente. Parabéns."


    Carlos Lopes
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL344
    08 de fevereiro de 2017


    B-Training“Keep up the good work!!"


    Ricardo Toledo
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL344
    08 de fevereiro de 2017


    B-Training“Uma experiência que terei todo o prazer em partilhar e sobretudo recomendar!"


    Rita Rodrigues
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL344
    08 de fevereiro de 2017


    B-Training“Formação bastante enriquecedora com excelentes formadores."


    Duarte Pissarra
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL344
    08 de fevereiro de 2017


    B-Training“Muito bom. Finalmente consegui e fui capaz de planificar no papel!! Parabéns à B-Training e aos formadores Cátia e Hugo. Obrigada."


    Ana Guerreiro
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL344
    08 de fevereiro de 2017


    B-Training“Esta formação deu-me mais uma competência fundamental para enriquecimento do meu curriculum. Algo que é muito importante na fase de mudança e de descoberta de novos caminhos em que me encontro. Obrigada, B-Training!"


    Maria João Lopes
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL344
    08 de fevereiro de 2017


    B-Training “Esta formação permitiu-me obter um conhecimento e organização de ideias de como deve ser feito / estruturado o trabalho de um formador. Por outro lado, agradecer aos 4 formadores que orientam o grupo. Finalmente, foi excelente pertencer a um grupo de 9 pessoas todas diferentes mas que fizeram com que as 90 horas de formação passassem num ápice. Excelente grupo de formandos.“

    Mário Durão
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL336b
    06 de janeiro de 2017


    B-Training “A título de testemunho, foi uma experiência bastante positiva que envolveu um crescimento pessoal e também o aumento da minha auto-confiança. Os formadores são excelentes a nível profissional como pessoal. Em pouco tempo, consegui evoluir contando com a ajuda de todos. São uma equipa que funciona muito bem e que nos transmite bastante motivação e boa disposição. As instalações são muito boas, deixando-nos sempre confortáveis. Resta-me agradecer por esta etada concluída. Obrigado a todos e à B-Training.“

    Catarina Fernandes
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL336b
    06 de janeiro de 2017


    B-Training “Gostei imenso de participar nesta ação de formação. Aprendi imenso. O clima relacional entre formandos e formadores (qualquer um dos formadores que tiveram connosco) foi óptimo. Tive imenso interesse em participar neste curso, e de participar nas atividades. Todos os formadores com diferentes maneiras de formar e agir, passaram-nos imensos conhecimentos. E o melhor disso é que me diverti ao mesmo tempo que aprendi.“

    Catarina Garcia
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL336b
    06 de janeiro de 2017


    B-Training “Um grande obrigado à B-Training. Excelente equipa, muito motivadora, muito disponível para qualquer necessidade do formando. Durante esta formação aprendi muito. Cresci e desenvolvi muitas competências. Toda a equipa da B-Training, os parabéns pelo excelente trabalho.“

    Carla Pires
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL336b
    06 de janeiro de 2017


    B-Training “Gostei muito de frequentar este curso. Está muito bem estruturado e com óptimos recursos didáticos e atividades. Os formadores de forma geral foram muito bons sobretudo a Ermelinda e Francisco.“

    S/identificação
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL336b
    06 de janeiro de 2017


    B-Training “Senti-me bem acolhido pela B-Training e por cada formador. Os formadores parecem sempre estar próximos dos formandos, o que levou em nós motivação e expectativa para o próximo acontecimento. Ao longo da formação senti-me encorajado, motivação e valorização. Termino esta formação com sentimento de maior capacidade de intervenção perante diferentes circunstâncias e também com a responsabilidade de levar mais conhecimentos que produza realização nos outros.“

    Aria Gomes
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL336b
    06 de janeiro de 2017


    B-Training “No global, a formação foi muito boa, com formadores que motivam e orientam para a excelência!“

    Sónia Lima
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL336b
    06 de janeiro de 2017


    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL326

    B-Training“Saio deste curso muito mais rico e preparado para ser um formador que procura a excelência pela forma diferente de dar formação.“

    Rui Gomes
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL326
    14 de outubro de 2016


    B-Training“Para além de ser uma excelente entidade de formação, a B-Training dispõem de excelentes formadores que motivam e ensinam a pensar “fora da caixa”. Os meus parabéns a toda a equipa da B-Training.“

    Susana Neves
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL326
    14 de outubro de 2016


    B-Training“Excelentes instalações, equipamentos, um relacionamento com os formadores espetacular. A equipa da B-Training é extremamente prestável e sempre prontos a ajudar. Nota-se que existe um excelente ambiente da equipa B-Training o que faz com que passe muita confiança para o formando. Adorei esta experiência, estão todos de parabéns :-) .“

    Ana Almeida
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL326
    14 de outubro de 2016


    B-Training“Frequentar o curso foi uma oportunidade única de aprendizagem. Certamente terá um impacto positivo no meu desempenho profissional, levando daqui ideias, conceitos, princípios de atuação que marcarão para sempre a qualidade da minha prestação.“

    Irina Ferreira
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL326
    14 de outubro de 2016


    B-Training“Parabéns (muitos!) por tornarem a experiência formativa num processo divertido e enriquecedor. Gracias e até à próxima. :-)“

    Anaís Hernandez
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL326
    14 de outubro de 2016


    B-Training“Excelentes instalações e equipa.
    Os formadores sabem cativar e motivar cada formando.
    Toda a equipa da B-Training é simpática e prestativa, sempre disponíveis para ajudar.
    Excelentes conteúdos no curso que vão ajudar no nosso dia-a-dia.
    Recomendo a B-Training para todos os meus conhecidos.
    Muitos parabéns e muito sucesso para a equipa da B-training. Obrigada!!!“

    Elsa Cabrita
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL326
    14 de outubro de 2016


    B-Training“A frequência deste curso foi importante no que concerne à identificação das oportunidades de melhoria que temos como formadores internos das empresas onde trabalhamos. Possibilita-nos a ter uma visão mais real de como éramos no início do curso e a nossa evolução após o término da formação. Obrigado, B-Training.“

    Ricardo Serrinha
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – DL326
    14 de outubro de 2016


    B-Training“Um curso que nos tira da “caixinha” e dá-nos mais do que esperamos à partida, prepara-nos não só para ensinar conteúdos”.

    Amílcar Capitão
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial - DL_Ocyan_01
    29 de março de 2016


    B-Training“Muito bom, recomendo a todos.”

    Diogo Inácio
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial - DL_Ocyan_01
    29 de março de 2016


    B-Training“Excelente formação, que forneceu ferramentas úteis, muito para além do âmbito da formação de formadores. Recomendável para todos, mesmo para quem não queira fazer da formação a sua vida.
    Parabéns à B-Training e à equipa de formadores!!”.

    Pedro Prazeres
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial - DL_Ocyan_01
    29 de março de 2016


    B-Training“Gostei muito do curso, e fez com que eu vá ficar com uma noção de como posso me avaliar e criticar. E vai em grande parte ajudar a planear um curso o mais conveniente”.

    Rui Serra
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial - DL_Ocyan_01
    29 de março de 2016


    B-Training“Com a realização deste curso sinto que cresci profissionalmente, ele dotou-me de competências essenciais para a minha função dentro da organização”.

    Pedro Santos
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial - DL_Ocyan_01
    29 de março de 2016


    B-Training“De início pensei que seria mais um curso, mas com o desenrolar do mesmo e com a dinâmica, criatividade das formadoras o curso ficou mais atrativo no qual me evoluí e deu excelentes resultados.
    Obrigado”.

    Tiago Jacinto
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial - DL_Ocyan_01
    29 de março de 2016


    B-Training“Curso muito útil. Descobri qualidades que desconhecia em mim. Muito obrigado à Patrícia e ao Hugo, excelente trabalho".

    Manuel Amaral
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial - DL_Ocyan_01
    29 de março de 2016


    B-Training“Independentemente da utilização das ferramentas postas ao meu dispor, nesta formação no âmbito de futuras formações dadas por mim, tenho acima de tudo convicção que muitos princípios abordados vão determinar valências na postura futura em variadíssimas situações do dia-a-dia profissional e pessoal”.

    Carlos Júlio
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial - DL_Ocyan_01
    29 de março de 2016


    Formação Pedagógica Inicial de Formadores presencial - DL290

    B-Training“Testemunhar e vivenciar estes 13 dias, in loco, na primeira pessoa e agora colocar em palavras não é tarefa fácil.
    E porquê?
    Porque marcou, porque vai ficar para sempre, porque foi magnífico!
    Os formadores exemplares, toda a equipa B-Training fabulosa.
    Ao Hugo e à Inês em especial um: Muito grata!
    Ao meu grupo… unidos para sempre!
    À minha empresa, por me ter “obrigado” a vir!”.

    Ana Martins
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores presencial - DL290
    06 de janeiro de 2016


    Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 278

    B-Training“Superou as minhas expetativas. Vou recomendar a B-Training aos meus colegas e amigos. Foi a melhor formação que eu já frequentei. Votos de sucesso para a B-Training.”

    Diana Pereira
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 278
    10 de dezembro de 2015


    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – Modalidade Presencial | Horário intensivo

    B-Training“Há muito tempo que procurava realizar esta formação e após consultar os testemunhos de anteriores formandos, e de aferir a qualidade da formação minstrada pela B-Training, Consulting, sei eu tomei a atitude correta: fazer a formação pedagógica de formadores. Trata-se de uma ação onde se desenvolvem diversas competências fundamentais a quem opera no mundo organizacional, ou mesmo para abrir novos horizontes, partindo para uma nova aventura no mundo da formação.”

    Ana Madeira
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – Modalidade Presencial | Horário intensivo
    30 de setembro de 2015

    Outros testemunhos...

    Copyright 2009 by B-Training