Aprendizagem

Formação experiencial

B-Training Consulting

Valor acrescentado

Competências-chave

Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT

Motivação

Potencial humano

Alinhamento Estratégico

Inovação

domingo, agosto 19, 2018

Quem somosFormação Pedagógica Inicial para Formadores

Pesquisa Pesquisa

A carregar

Formação Pedagógica de Formadores

 

Faça já a sua inscrição!

Mais informações Mais informações

Veja a nossa Oferta Formativa

Subscreva a nossa Newsletter

Contactos B-Training


Nós telefonamos para si








    CAPTCHA code image
    Change the code

    *Campos de preenchimento obrigatório

        

    Ver testemunhos

     

    Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

    Cada grupo de formação será composto, por um número mínimo de 8 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 15 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).

    De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória, em função do ano de nascimento do titular dessas habilitações.

    Voltar ao topo da página

     

    No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
    Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
    • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
    • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.
    Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
    • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
    • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
    • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
    • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
    • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
    • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
    • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
    Refletir sobre os sistemas de formação:
    • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional. 

     

    Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
     
    MÓDULOS
    DURAÇÃO
     I - Formador, Contextos e Perfil
    10 H
     II - Simulação Pedagógica Inicial
    10 H
     III - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
    10 H
     IV - Metodologias e Estratégias Pedagógicas
    10 H
     V - Operacionalização da Formação 
    10 H
     VI - Recursos Didáticos e Multimédia
    10 H
     VII - Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
    10 H
     VIII - Avaliação da Formação e das Aprendizagens
    10 H
     IX - Simulação Pedagógica Final
    10 H
     TOTAL
    90 H
     
    Módulo I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil 
    ·         Formador: Contextos de Intervenção (6h);
    ·         Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h).
     
    Módulo II – Simulação Pedagógica Inicial
    ·         Preparação e Concretização das Simulações (4h);
    .         Análise e Projeto de Melhoria (6h).
     
    Módulo III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
    ·         Comunicação e Comportamento Relacional (6h);
    .         Diversidade no Contexto de Formação (4h).  
     
    Módulo IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
    ·         Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h);
    ·         Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h).
     
    Módulo V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
    ·         Competências e Objetivos Operacionais (4h);
    ·         Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem (6h).
     
    Módulo VI – Recursos Didáticos e Multimédia
    ·         Exploração de Recursos Didáticos (4h);
    ·         Construção de Apresentações Multimédia (6h).
     
    Módulo VII – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
    ·         Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h);
    ·         Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h).

    Módulo VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens
    ·         Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h);
    ·         Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h).
     
    Módulo IX – Simulação Pedagógica Final
    ·         Preparação e Concretização das Simulações  (4h);
    ·         Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h). 

     

    Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

    Voltar ao topo da página

     

    Duração: 90 horas

    Local: Training Center da B-Training, Consulting – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 LisboaVoltar ao topo da página

     

    Avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

    Avaliação Diagnóstica:10%
    - Simulação Pedagógica Inicial

    Avaliação Sumativa:
    - Objetivos Pedagógicos: 30%
    Questionários online
    Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões presenciais
    Exercícios individuais

    - Competências Pedagógicas: 30%
    Simulação pedagógica Final

    Projeto Final – 30%

    Projeto de Intervenção Pedagógica

     

    Dada a importância do módulo da Simulação Pedagógica Final, para o desempenho futuro do formando como formador, a B-Training, Consulting define que para obter a aprovação final no curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, os formandos têm de ter como classificação mínima neste módulo “2 – Aproveitamento Satisfatório”.

    É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 1 a 5 com a seguinte correspondência em termos qualitativos: Nível 1 – Aproveitamento Insuficiente; Nível 2 – Aproveitamento Satisfatório; Nível 3 – Aproveitamento Bom; Nível 4 – Aproveitamento Relevante; Nível 5 – Aproveitamento Excelente.

    Desta feita, a aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

    • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso - apto - quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.
    • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso - não apto - quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 1, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Insuficiente”; ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso..

    Voltar ao topo da página

     

     

    • Manuais, exercícios pedagógicos, cartolinas, marcadores, entre outros;
    • Todas as ações de formação promovidas terão em sala no mínimo um computador portátil, um videoprojetor e um quadro branco com as respetivas canetas. 

    Voltar ao topo da página

     

    Critérios de seleção dos espaços de formação:
    • Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento;
    • Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários;
    • Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e dos formandos;
    • Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de dinâmicas de grupo e da disposição das mesas em “U”, no sentido da facilitação da comunicação;
    • Espaço apoiado por áreas de convívio, cafetaria e restauração;
    • Local de fácil acesso;
    • Espaço cuja limpeza é assegurada diariamente.

    Voltar ao topo da página

    Text/HTML

    Sob consulta

    Aplicação de desconto para desempregados (mediante apresentação da cópia da inscrição no IEFP)

     

    Valor isento de IVA: n.º 10 do CIVA

    Possibilidade de pagamento faseado

    Voltar ao topo da página

    Testemunhos de alguns clientes

    B-Training“Uma experiência que terei todo o prazer em partilhar e, sobretudo, recomendar.”


    Rita Rodrigues
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 344
    08 de Fevereiro de 2017


    B-Training“Saio com muita vontade de iniciar o meu percurso de formadora. Sinto-me preparada graças não só aos conteúdos deste curso mas também devido à relação que se mostrou entre formadores e formandos que levo como exemplo a seguir. Cumpriu completamente a expectativa.”


    Sofia Oliveira
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores – FPIF PR 404
    05 de janeiro de 2018


    B-Training“O curso de formação de formadores na B-Training é extremamente bem estruturados e os formadores desenvolveram as sessões de forma muito dinâmica e interativa, sendo mais fácil o alcance dos objetivos. Foi, sem dúvida uma experiência enriquecedora, com a qual aperfeiçoei e adquiri competências e ferramentas muito importantes e úteis, não só em contexto de formação mas também numa diversão pessoal. As formadoras Patrícia e Teresa estiveram 100% disponíveis ao longo de todo o curso e partilharam a informação (conhecimento de formas originais e recorrendo a atividades muito dinâmicas e divertidas. Resta-me falar do grupo, no seio do qual houve uma enorme interação e conseguimos estabelecer uma grande proximidade. Recorrendo a B-training a 100%, não só pela qualidade dos formadores e de toda a equipa, como pela qualidade dos cursos e do espaço! Obrigada!”


    Helena Rosa
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores – FPIF PR 404
    05 de janeiro de 2018


    Outros testemunhos...

    Copyright 2009 by B-Training